Colocando ordem no dia com o alarme do celular

Muita gente usa os alarmes do celular somente para a função óbvia deles: sair (ou tentar sair) da cama! Mas os alarmes do celular podem ser usados para criar uma rotina simples e eficiente no seu dia de trabalho no home office. Parece uma dica óbvia, e na verdade é, mas nem sempre as pessoas pensam em usar os alarmes para criar uma rotina de alertas ao longo do dia. Se você trabalha fora de casa e tem uma rotina pautada pelos horários de entrada, almoço e fim do expediente deve estar acostumado com essa ideia dos alarmes – ainda que você não precise de todos eles ao longo do seu dia. Porém, para quem trabalha no home office a coisa pode ser bem diferente.

Home Office horários e o alarme do celular
Perder o controle sobre os horários é um dos problemas do home office

Home office exige um certo cuidado para evitar que a sua produtividade seja destruída por um seriado viciante do Netflix (tipo Billions) ou um vídeo divertido no YouTube. Organizar o dia para maximizar essa produtividade é uma das necessidades primordiais de quem trabalha desta maneira, e uma ótima solução para resolver este problema é adotar uma série de alarmes que irão ditar o ritmo do seu dia. Por aqui tem sido assim, estou reprogramando a minha rotina diária em alguns aspectos para tentar maximizar o tempo de produção e ganhar em qualidade de vida.

Uma das mudanças que fiz foi adotar uma série de 4 alarmes no meu celular: acordar, almoçar, voltar do almoço e terminar o dia de trabalho. Simples, mas muito funcional quando você está disposto a encarar o sistema. É claro que você precisa de força de vontade para não cair em tentação e acabar sentado no sofá no meio do dia. Os alarmes por si só não evitarão que você procrastine descaradamente entre o momento que acorda e o almoço, mas pelo menos eles irão lhe dizer que o dia começou e que está na hora de comer, evitando aquela rotina bagunçada de almoçar no meio da tarde… Aqui vai uma simulação baseada em alguns pontos da minha rotina:

07:30 – acordar (café da manhã, notícias no leitor de RSS e na TV)
– 08:30 – iniciar os trabalhos com uma revisão dos emails, agenda e o quadro de Kanban do trabalho
– 09:00 – 12:30 – trabalho (com pausa de 15 minutos para descanso)
12:30 – 13:30 – almoço (se você não precisar fazer comida poderá almoçar e assistir a um episódio do seu seriado favorito no Netflix…)
13:30 – 20:00 – trabalho (com pausa de 15 minutos para descanso)
20:00 – encerramento do dia de trabalho (tempo para correr, ler um livro ou descansar antes de dormir)

Os horários acima são apenas um exemplo. Todas as marcações em negrito indicam os horários onde os meus alarmes do celular tocam. É claro que essa é uma rotina de exemplo onde eu não preciso realizar nenhuma outra tarefa durante o dia, como sair para ir ao correio, por exemplo. Mas ainda assim o exemplo é bem funcional para melhorar a sua organização.

Experimente e aproveite o dia!

Deixe uma resposta