Universal Diary, um app para anotar seu dia

O Universal Diary é um app para Android criado para quem precisa fazer um “diário” com diversos tipos de notas diferentes, como textos, despesas, fotos ou desenhos. A flexibilidade de conteúdos e a organização desse conteúdo por dia (como em um calendário) transformam o Universal Diary em uma ferramenta muito útil para notas rápidas ou até mesmo para funcionar como uma agenda.

Universal Diary
Telas do Universal Diary – na esquerda, tela inicial com a vista do calendário e o botão “Today”; no centro, tela mostrando exemplos de diversos tipos de anotações em um dia; na direita, uma tela filtrando todas as anotações marcadas como “Finanças” feitas em um mês.

A versão gratuita possui anúncios que são exibidos após o fechamento do app, mas eles podem ser removidos com uma compra que custa cerca de R$ 8,50 (na data em que este artigo foi escrito). É possível proteger a abertura do aplicativo com uma senha, exportar as anotações de um dia para PDF, fazer um backup das informações no Google Drive ou no cartão SD do seu telefone e adicionar alarmes para lhe lembrar de algo que foi anotado.

Por aqui eu tenho usado ele para fazer anotações rápidas e despesas que vão surgindo ao longo do dia. Ele também funciona para guardar informações ao longo de uma viagem. A facilidade para registrar alguma coisa é o grande ponto forte do Universal Diary! A interface é simples e direta.

Mas ele também tem pontos negativos, é claro. O maior deles é que o app não faz nenhum tipo de sincronização. Suas informações ficam salvas nele e ponto final. Você não vai conseguir editar suas notas no computador ou em outro gadget. Porém, é possível compartilhar uma anotação com outras aplicações, como Facebook, Twitter, etc. Outro ponto negativo é que a navegação no calendário acontece de mês em mês, isto é, não é possível saltar de “julho de 2017” para “dezembro de 2017” de uma forma rápida e prática. Infelizmente essas limitações tiram um pouco da funcionalidade do Universal Diary.

Uma função que eu não uso, mas que pode servir para muita gente, é a “Classificação do Dia” (Rate the day). Clique em um dia qualquer no calendário e vá no “+” que fica no canto inferior da tela. Depois clique em “Rate the Day”. Você poderá classificar seu dia usando três smiles de cores diferentes para sinalizar os dias ruins, regulares ou bons, como mostra o smile verde na imagem abaixo.

App Android Diario

Ao classificar um dia ele muda de cor na visualização do calendário, de acordo com o smile que recebeu. E fora isto, é possível mudar o formato da data no calendário através da opção “Shape of the day”. Clicando nela você pode alterar a borda ao redor do dia para o formato de uma estrela, losango ou quadrado – destacando aquela data na visualização geral do calendário.

Legal, mas o Universal Diary é pra mim?

Depende! Se você precisa fazer longos textos, anexar arquivos ou sincronizar as informações entre dispositivos a resposta é não, ele não serve! Para esse tipo de uso vale experimentar aplicativos como o Evernote, por exemplo. Porém, se você precisa fazer notas curtas, com ou sem fotos, registrar despesas diárias ou marcar compromissos este pode ser um excelente aplicativo.

Link para o Universal Diary na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.schustovd.diary

Deixe uma resposta